criativatek.com
EPABI + FELIZ

Ano letivo 2024/2025

No ano letivo 2024/2025, o EPABI + Feliz encerrou o ciclo Saud’Arte, refletindo uma abordagem mais madura e integrada da arte enquanto promotora de equilíbrio emocional e qualidade de vida na escola. As iniciativas realizadas evidenciaram o impacto da criação artística na construção de relações saudáveis, no sentimento de pertença e no bem-estar coletivo da comunidade EPABI.

outubro rosa e Novembro Azul
Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da prevenção, do autocuidado e da saúde, através da reflexão sobre o autoexame.

No âmbito das iniciativas Outubro Rosa e Novembro Azul, realizou-se na EPABI uma palestra dedicada à importância do autoexame, dinamizada pela enfermeira Ana Monteiro, do Centro de Saúde da Covilhã. A atividade foi organizada pelas alunas do Curso Profissional de Técnico de Organização de Eventos e promoveu a consciencialização para a prevenção e a deteção precoce, reforçando a relevância da informação e do cuidado com a saúde no contexto escolar.

VER POST FACEBOOK 1
colegio
colegio
Dinâmicas de Bem-Estar: Comigo e com os Outros

No âmbito do projeto EPABI + Feliz, esta atividade promoveu a reflexão sobre o bem-estar emocional, a empatia e a inclusão, incentivando uma vivência escolar mais consciente e respeitadora da diversidade.

As Dinâmicas de Bem-Estar: Comigo e com os Outros incluíram uma sessão de sensibilização dinamizada pela associação APAFID, dedicada à temática da gaguez, promovendo a compreensão e a desconstrução de preconceitos. Paralelamente, a psicóloga Joana Arnaut desenvolveu dinâmicas de grupo junto das várias turmas da escola, criando espaços de diálogo, partilha e reflexão sobre as relações interpessoais, a comunicação e o respeito pelo outro. Estas ações contribuíram para o fortalecimento de competências emocionais e sociais fundamentais para o bem-estar individual e coletivo.

ver post facebook 1
Imagens de Dinâmicas de Bem-estar
atividade de natal
Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta atividade de Natal promoveu a partilha, a solidariedade e o contacto intergeracional, valorizando a arte e a criatividade como gestos de cuidado e proximidade com a comunidade.

No dia 16 de dezembro, a convite do Jardim de Infância do Centro de Assistência Social do Tortosendo, as alunas do 2.º ano do Curso de Técnico de Organização de Eventos dinamizaram um momento natalício dirigido a cerca de 80 crianças, com idades entre os 2 e os 6 anos. A atividade, acompanhada pela diretora de curso Ana Rogeiro e pela psicóloga Joana Arnaut, teve como ponto central a apresentação da história original “Todos Merecem um Natal a Sorrir”, criada pelas alunas da turma. A iniciativa contou ainda com a colaboração de Miguel Moura, aluno do 1.º ano do CEF JAM, e proporcionou um momento de alegria, esperança e partilha, reforçando os laços entre a EPABI e a comunidade local.

VER POST FACEBOOK 1
colegio
colegio
Palavras que Inspiram

Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta atividade levou palavras inspiradoras ao quotidiano da escola, promovendo a reflexão, a curiosidade e o bem-estar através do contacto diário com a linguagem e o pensamento criativo.

Ao longo desta iniciativa, foram colocadas frases e citações inspiradoras sobre as portas das salas de aula e dos diversos serviços da EPABI, transformando os espaços de circulação em lugares de encontro com a palavra. Na inauguração da atividade, os nomes dos autores das citações foram inicialmente ocultados com post-its, desafiando os alunos a adivinhar a autoria das frases. À medida que as respostas iam surgindo, os post-its eram retirados, confirmando as suposições e estimulando a curiosidade, a participação e o diálogo. Esta dinâmica simples e lúdica reforçou a presença da inspiração e do pensamento positivo no dia a dia da comunidade escolar.

Sessão de apresentação de livro
Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta sessão promoveu o contacto com a criação artística, a partilha de percursos e a valorização do conhecimento como fonte de inspiração e bem-estar na comunidade escolar.

No início do 2.º período letivo, realizou-se no auditório da EPABI a sessão de apresentação do livro “Coletânea Olga Prats: a borboleta melódica que desperta as asas da imaginação”, da autoria de Maria Tejada, antiga aluna da escola, da classe de piano. A apresentação do trabalho constituiu um momento de partilha artística e pedagógica, permitindo dar a conhecer um projeto que cruza música, investigação e sensibilidade criativa, e assumiu-se como uma mais-valia para toda a comunidade escolar, reforçando a ligação entre percurso formativo, criação e inspiração.

VER POST FACEBOOK 1
colegio
colegio
feira gastronómica

Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta atividade promoveu a diversidade cultural, o convívio e a partilha, valorizando a escola como espaço de encontro entre culturas, tradições e experiências.

No âmbito da disciplina de Marketing e Comunicação, lecionada pela professora Mónica Henriques, as alunas Petra Pereira, Tânia Ramos e Zinaida Teixeira, do 3.º ano do Curso Técnico de Organização de Eventos, dinamizaram, no dia 24 de fevereiro, uma Feira Gastronómica Multicultural. O evento reuniu sobremesas e iguarias representativas dos países de origem dos alunos da EPABI, entre os quais São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil, Equador, Espanha, Hungria e Portugal, promovendo o diálogo intercultural e o convívio entre a comunidade escolar. A iniciativa contou ainda com o registo fotográfico realizado pelos alunos do 1.º ano do Curso de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, reforçando a articulação entre diferentes áreas de formação.

ver post facebook 1
dia da felicidade

Integrada no projeto EPABI + Feliz, esta atividade celebrou o Dia da Felicidade como um momento de partilha, afetos e construção de memórias, valorizando a escola como espaço de relações humanas, cuidado e pertença.

No dia 20 de março, a EPABI assinalou o Dia da Felicidade com um conjunto de atividades subordinadas ao tema Memórias de Infância, convidando toda a comunidade escolar a revisitar o que nos fez sorrir e a criar novas memórias felizes em conjunto. Ao longo da tarde, os alunos participaram num quiz “Quem é Quem”, dinamizado pelos “Embaixadores da Felicidade”, desafiando as equipas a identificar professores e colaboradores através de fotografias de infância. Realizou-se ainda um lanche partilhado, onde sabores e lembranças do passado foram partilhados, bem como a entrega de crachás onde cada participante registou uma memória feliz da sua infância. Este dia contou com a organização dos alunos do 1.º ano do Curso de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, com o acompanhamento das professoras Mafalda Castelo-Branco e Ana Lucas e da psicóloga Joana Arnaut. A celebração incluiu ainda um momento de homenagem à funcionária Maria José, figura profundamente querida pela comunidade escolar, reconhecida pelo seu cuidado, proximidade e papel afetivo no quotidiano da escola.

VER POST FACEBOOK 1
VER POST FACEBOOK 2
colegiocolegio
Imagens durante o Dia da Felicidade